terça-feira, 9 de abril de 2013

DORES NO BRAÇO


Causas das dores musculares nos braços

Muitas das dores musculares verificadas nos braços resultam da chamada lesão por esforço repetitivo (LER). Trata-se de uma inflamação forte no tendão ou em algumas fibras dos músculos fruto do trabalho excessivo ou da repetição dos mesmos gestos sucessivamente. A síndrome do túnel cárpico, que surge por uma lesão por esforço repetitivo na zona do pulso (por exemplo por usar o rato do computador durante muito tempo), pode estender-se para os braços.
A fadiga muscular é a causa número um das dores musculares no braço, resultando do uso excessivo dos membros. A dor surgirá fruto da sobrecarga sobre a musculatura do braço, como por exemplo em actividades físicas como a musculação ou em profissões exigentes que requeiram a carga de pesos excessivos. Nestes casos também poderá verificar-se a chamada tendinite bicipital que surge quando um tendão é lesionado na zona do ombro, afectando a parte superior dos braços. Do mesmo modo pode haver a inflamação dos tendões locais, designadamente com o levantamento de pesos no ginásio.
Noutro sentido, a falta de movimentos no braço poderá causar a baixa circulação sanguínea na zona e originar também dores musculares locais. Nestes casos poderá também surgir uma sensação de formigueiro no braço.
Outras causas das dores musculares nos braços são um nervo comprimido nas zonas do pescoço, do ombro e/ou do braço, ossos partidos ou fracturas, hérnias discais na cervical e o desalinhamento do ombro.

Como aliviar dores musculares nos braços

Como em quaisquer outras circunstâncias, a melhor forma de aliviar as dores está directamente associada às causas das mesmas. Contudo, a aplicação de gelo na área afectada é um remédio barato e eficaz para amenizar a dor.
O recurso a analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares são também boas alternativas para amenizar o desconforto.
repouso do braço lesionado é também importante no processo de recuperação. Será importante deixar de fazer todas aquelas movimentações e gestos que deixam o braço cansado.
As massagens ajudam em muito a lidar com o problema, auxiliando o organismo a libertar a hormona ocitocina que deixa na pessoa uma sensação de relaxamento e de bem-estar.
Os exercícios de alongamentos e de fortalecimento e relaxamento muscular do membro afectado também são importantes para ultrapassar a mazela, motivando o alívio das tensões musculares.
Quando esteja em causa uma dor muscular do braço originada por um nervo comprimido, será imprescindível consultar um neurologista ou um quiroprático. Nestes casos, em última instância, poderá ser necessário recorrer a uma cirurgia. As situações originadas por ossos partidos também poderão exigir o recurso a uma intervenção 

Nenhum comentário:

Postar um comentário